› Home  › Notícias  › Notícia

Programa de combate à violência nas escolas municipais

28/10/2009

Outro projeto de Ronaldo, voltado para a educação tornou-se lei em 2007. A lei 9.422 estabelece o Programa Interdisciplinar de Participação Comunitária para a Prevenção e Combate à Violência nas escolas da rede pública do Município de Belo Horizonte. A idéia do projeto veio da convivência de Ronaldo Gontijo em salas de aula.

“Atuei como professor por mais de vinte anos e assisti, no decorrer deste tempo, a violência que vem em ondas, recaindo sobre nossos jovens e crianças, nos arredores dos estabelecimentos de ensino e mesmo dentro deles. Aumentar os muros, colocar grades e arame farpado não é a solução para combater a violência nas escolas(foto). O ponto principal é sanar as causas do problema”, afirma Ronaldo.

Constantemente vemos nos jornais casos de agressões físicas, porte de armas de foto e cortantes, arrombamento e invasões de prédios e trafico de drogas, entre outros. “Não podemos ficar de braços cruzados. É fundamental criar medidas para diminuir as tristes estatísticas” afirma o vereador.

A lei prevê a formação de grupos de trabalho vinculados aos colegiados de escola para atuarem na prevenção da violência nas escolas, analisar suas causas e apontar possíveis soluções, além de desenvolver ações educativas dirigidas às crianças, adolescentes e comunidade. Segundo Ronaldo, será priorizada a implantação nas escolas que sofram os maiores índices de violência.

Mais uma vez, Ronaldo Gontijo firma-se como um legislador atuante e preocupado com as necessidades da população belo-horizontina.

Texto da Lei

Gabinete: Av. dos Andradas, 3100 - Sala A-301 - Santa Efigênia-BH Telefone: (31) 3555-1178. E-mail: ronaldogontijovereador@gmail.com