› Home  › Notícias  › Notícia

Vereadores buscam apoio externo por fim do voto secreto

28/02/2012

Frustrados com a dificuldade de pôr fim à votação secreta no plenário da Câmara de Belo Horizonte, um grupo de vereadores oficializou, ontem, a criação da Frente Parlamentar pelo Voto Aberto. Formada pelos vereadores Fábio Caldeira (PSB), Daniel Nepomuceno (PSB), Ronaldo Gontijo (PPS), Sílvia Helena (PPS) e Adriano Ventura (PT), o lançamento da iniciativa já está marcado para o próximo dia 15.

O movimento ganhou força depois que o anteprojeto de lei que previa a extinção da votação secreta, de autoria de Caldeira, foi impedida de começar a tramitar porque o requerimento perdeu uma das assinaturas necessárias para validá-lo. "O objetivo é não deixar que o debate morra", explicou Caldeira. O mesmo acredita Gontijo. "A criação desse grupo faz com que toda a Casa repense a questão", disse.

A frente já nasce com apoios relevantes, como o do presidente da seção de Minas Gerais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), Luís Cláudio Chaves. "Uma iniciativa dessas precisa ser comemorada. O eleitor precisa saber quais são as escolhas do seu vereador", destacou Chaves.

O deputado federal, Júlio Delgado (PSB-MG) também já manifestou sua adesão. "Toda decisão que for de interesse da sociedade precisa ter votação aberta, seja em casos de cassação ou vetos do Executivo", afirmou Delgado, que também promete participar do lançamento da frente.

Ideia. Outro projeto que trata do voto secreto na Câmara foi protocolado novamente, ontem, por seu autor, Henrique Braga (PSDB). Segundo a proposta, a possibilidade de votação aberta será analisada em cada caso de apreciação de veto ou pedido de cassação.

Pelo menos 40 vetos da prefeitura estão na fila para serem votados pelo Legislativo. Mesmo assim, Braga minimiza uma possível lentidão que sua proposta causaria à Casa.

"Os vetos não precisam ser votados todos agora. Além disso, esse projeto só deverá ser apreciado no segundo semestre deste ano", afirmou.

 
FONTE: Jornal O Tempo 28/02/2012
Gabinete: Av. dos Andradas, 3100 - Sala A-301 - Santa Efigênia-BH Telefone: (31) 3555-1178. E-mail: ronaldogontijovereador@gmail.com