› Home  › Notícias  › Notícia

PROJETO DA GINÁSTICA LABORAL É APROVADO NA COMISSÃO DE SAÚDE

23/02/2012

 

O Projeto de Lei 364/2009, de autoria do vereador Ronaldo Gontijo (PPS), que institui a ginástica laboral como prática obrigatória em todas as empresas que desenvolvam atividades que gerem esforço físico repetitivo foi aprovado no último dia primeiro de fevereiro, em 2º turno, pela comissão de saúde e saneamento da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Ele também já havia sido aprovado, em 2º turno, pelas comissões de legislação e justiça, administração pública e orçamento e finanças públicas.
Até o final do 1º semestre de 2012 o projeto de lei da ginástica laboral deverá entrar na pauta de votação e será apreciado em plenário. Sendo aprovado em segundo turno ele segue para a sansão do prefeito Marcio Lacerda.
        Segundo o vereador Ronaldo Gontijo, a ginástica laboral visa à diminuição do acometimento de doenças ocupacionais. “A ginástica laboral tem caráter preventivo e auxiliará grande parte dos trabalhadores de empresas públicas e privadas de nossa cidade. A ginástica laboral pode reduzir a incidência de doenças ocupacionais e lesões de esforços repetitivos, e desta forma diminuir o número de afastamentos dos empregados na empresa. Além dos benefícios físicos, a prática voluntária da ginástica laboral proporciona ganhos psicológicos, diminuição do estresse e aumento no poder de concentração, motivação e moral dos trabalhadores”.
Segundo o Projeto de Lei, os Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e Educadores Físicos é que deverão ministrar a ginástica nas empresas, supervisionando os exercícios de alongamento das estruturas corpóreas exigidas nas ações inerentes ao trabalho.
“A Ginástica Laboral começou a ser compreendida como um grande instrumento na melhoria da saúde física do trabalhador, reduzindo e prevenindo problemas ocupacionais, através de exercícios específicos que são realizados no próprio local de trabalho. Ela não sobrecarrega nem cansa o funcionário, porque é leve e de curta duração. O objetivo da GL (Ginástica Laboral) é promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, por meio de exercícios dirigidos”, afirma Ronaldo Gontijo.
Gabinete: Av. dos Andradas, 3100 - Sala A-301 - Santa Efigênia-BH Telefone: (31) 3555-1178. E-mail: ronaldogontijovereador@gmail.com