› Home  › Notícias  › Notícia

RONALDO GONTIJO HOMENAGEIA ARTES MARCIAIS EM REUNIÃO ESPECIAL NA CÂMARA MUNICIPAL

16/04/2011

RONALDO GONTIJO HOMENAGEIA ARTES MARCIAIS

EM REUNIÃO ESPECIAL NA CÂMARA MUNICIPAL

 

Na última segunda-feira, dia 11 de abril, a Câmara Municipal de Belo Horizonte homenageou, através de indicação do Vereador Ronaldo Gontijo (PPS), os praticantes de artes marciais. Tal iniciativa foi proposta porque no dia 10 de fevereiro a Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou em 2º turno o Projeto de Lei nº 947/2010 que Institui o Dia Municipal das Artes Marciais, a ser comemorado, anualmente, no dia 11 de abril.

O evento contou com a participação de cerca de 300 pessoas, dentre alunos, professores, mestres e presidentes de federações. Em seu discurso o vereador Ronaldo Gontijo afirmou estar emocionado em ver o plenário lotado, mostrando a união da classe. “Hoje damos o pontapé inicial para uma maior valorização dos praticantes de artes marciais. Este é o reconhecimento de que as diversas modalidades das artes marciais são um retrato cultural presente em nossa nação, reveladora de valores indispensáveis para uma vida plena e harmoniosa, como a disciplina, o respeito e a perseverança”, disse.

Ronaldo Gontijo destacou que os profissionais das diversas artes marciais, independente de estilo ou modalidade devem saber do seu papel enquanto educador e promotor da saúde como um todo. “Vocês devem mostrar a importância do seu papel social. É dever dos profissionais das artes marciais possibilitar para todos um completo equilíbrio somático, mental e espiritual” enfatizou o vereador.

Após o discurso, o vereador fez a entrega de 55 certificados aos diversos mestres e professores que estavam presentes na comemoração. Durante a homenagem houve a apresentação de diversas artes marciais como Jiu Jitsu, Hapkido, Kung Fu, Capoeira, Tai Chi Chuan e Esgrima Japonesa.

Outra apresentação que chamou a atenção do público foi a técnica de perfuração apresentada pelo Mestre Evandro Almeida da Silva. Ele conseguiu furar um aquário com água utilizando agulhas. “Foi a primeira vez que fiz essa apresentação em público. Mentalizamos a energia na agulha e tivemos êxito na perfuração deste aquário”, informou.

Para o Presidente da Federação Mineira de Jiu Jitsu, Mestre Adair Alves de Almeida, a pedra fundamental foi lançada. “Fiquei impressionado com essa homenagem. A nossa classe está se unindo. O primeiro passo foi dado rumo a nossa caminhada buscando a confirmação deste dia em nível municipal, estadual e nacional”.

 HISTÓRIA DO PROJETO

No dia primeiro de fevereiro de 2010 o Vereador Ronaldo Gontijo protocolava na Câmara Municipal o projeto de lei 947/2010, que institui o Dia Municipal das Artes Marciais. O PL tramitou e foi aprovado nas comissões que passou e quando chegou para ser votado em plenário também foi aprovado. No 1º turno foram 31 parlamentares votando e no 2º turno o projeto foi aprovado por 36 vereadores. Esta segunda votação foi no dia 10 de fevereiro de 2011, ou seja, 1 ano e 10 dias após protocolado o projeto de lei.

 

Gabinete: Av. dos Andradas, 3100 - Sala A-301 - Santa Efigênia-BH Telefone: (31) 3555-1178. E-mail: ronaldogontijovereador@gmail.com