› Home  › Notícias  › Notícia

EDUCAÇÃO: Criança Esperança

17/02/2011

CRIANÇA ESPERANÇA

Saúde preventiva é tema de dez entre dez programas de governo. Saúde é o setor com maior demanda por parte da sociedade. As piores avaliações nas três esferas de governo normalmente miram a Saúde.

Criança é sempre uma prioridade. A percepção da população é que o poder público não concretiza tal prioridade. Criança nos liga a valores mais sinceros e singelos. A esperança das crianças é o vínculo com algo que pode ser diferente do que é.

Sem idealismo, sem utopia os avanços são burocráticos e pequenos. Podemos fazer um programa que mude a qualidade de vida de milhões de crianças. Toda escola de bairros mais pobres pode ter convênio com algum hospital de referência. Tudo coordenado pelo poder executivo.

O aluno que chega ao primeiro ano escolar faria durante os 4 primeiros meses do ano letivo um check-up geral. Todos os exames com acompanhamento clínico. Lembrar que a clínica, segundo os médicos, é soberana. Nos meses seguintes seriam tratados de doenças ou tendências patológicas detectadas.

O grande objetivo seria entregar a criança sadia aos pais até o final do ano. Para iniciar vida saudável com muita atividade física de acordo com as características de cada um. Aqueles que não apresentassem problemas começariam de imediato um programa de esporte.

Exames quando feitos em crianças entre 6 e 7 anos, descobrem doenças que nem se imagina. Algumas, mais tarde, aparecem de forma grave. Outras, como falta de óculos, impedem o aprendizado. Os pais são surpreendidos, pois, humildes, não conseguem realizar acompanhamento pediátrico.

O programa seria bancado pelo orçamento público, sobretudo, e aportes da iniciativa privada. Hospitais privados cobrariam só o custo dos exames. Vários parceiros que hoje realizam ações isoladas, não sistemáticas, podem agregar-se a esse programa com ações e financiamento. É um programa para toda a sociedade. Foco claro e frutos bem visíveis. A criança estaria lá como sadia testemunha do investimento feito.

Criança esperança é criança saudável.

FONTE: Portal Uol

Gabinete: Av. dos Andradas, 3100 - Sala A-301 - Santa Efigênia-BH Telefone: (31) 3555-1178. E-mail: ronaldogontijovereador@gmail.com