› Home  › Notícias  › Notícia

Mobilização Nacional pela dignidade da Fisioterapia e Terapia Ocupacional

27/11/2009

Na última quarta feira, dia 05 de novembro, aconteceu a Mobilização Nacional pela Dignidade da Fisioterapia e Terapia Ocupacional, em Brasília. Este ato reuniu profissionais e acadêmicos, assim como as entidades representativas da Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que estão em alerta e ativos nesse momento tão conturbado na vida dos profissionais, principalmente em relação à remuneração. O vereador Ronaldo Gontijo, que é fisioterapeuta, também esteve presente no evento, que reuniu representantes de todos os estados do Brasil de 107 municípios diferentes.

Em número de profissionais e acadêmicos, Minas Gerais foi o segundo estado que mais mobilizou participantes, ficando atrás apenas de Goiás. Nosso estado se mobilizou e ônibus de diversas partes de Minas chegaram em Brasília, além do ônibus da Associação Mineira de Fisioterapeutas e Crefito-4. “Esta mobilização foi um sucesso. A fisioterapia é uma necessidade absoluta e dela dependem milhares de pacientes para a prevenção de doenças, correção de deformidades e o restabelecimento de suas funções”, afirma o vereador Ronaldo Gontijo.

O fisioterapeuta Eduardo Paolinelli também esteve presente e relata. “Pude ver os profissionais se articulando, se dedicando e unindo esforços para nosso bem comum. Queríamos chamar a atenção da mídia e do Poder Público para a situação atual da Fisioterapia e Terapia Ocupacional Brasileira, exigir a adoção imediata do Referencial Nacional de Honorários Fisioterapêuticos e mostrar a união e a força da classe pressionando desta forma para que atitudes que dignifiquem a profissão sejam tomadas”, afirma.

Na quarta feira pela manhã os participantes da caminhada se concentraram em frente ao Congresso Nacional, onde receberam as instruções para a caminhada que ocorreu dali até a sede Federal da OAB, onde a tarde aconteceu a Conferência organizada pelo sistema COFFITO/CREFITO´s, que contou com o apoio da OAB, da FGV, do Conselho Nacional de Justiça e da ANS. Durante a caminhada houve distribuição de panfletos à população e esclarecimentos acerca dos temas.

Ainda pela manhã, concomitantemente à caminhada que seguia para a OAB, uma comitiva esteve no Senado Federal para conversar com os senadores Eduardo Azeredo, Eliseu Resende e Wellington Salgado, todos de Minas Gerais. Essa comitiva, na qual o vereador Ronaldo Gontijo fez parte, mostrou aos senadores a insatisfação das profissões da área da saúde com o Projeto de Lei que trata do Novo Ato Médico. “Entregamos aos nossos senadores um documento que foi construído por várias mãos justificando nossos argumentos contrários à aprovação do PL nos moldes em que foi aprovado na Câmara dos Deputados”, explica Ronaldo Gontijo.

A comitiva estava formada, além do vereador Ronaldo Gontijo, por três diretores do CREFITO 4, Dra. Júnia Marise Braga, Dr. Hildeberto Lopes e Dr. Márcio Delano, do membro da AMF Dr. Eduardo Paolinelli, do presidente da SOBRAFISA, Dr. Jean Luis de Souza, do presidente eleito do SINFITO MG e Dr. Bruno Fukino. “Deixamos bem claro aos senadores que o PL fere a autonomia de diversas profissões”, explica Eduardo Paolinelli.

Ronaldo Gontijo acrescenta. “Estivemos também reunidos na Secretaria-Geral da Presidência da República para expor o ponto de vista da nossa categoria. Vamos lutar pela aprovação do PL 5979/09 que dispõe sobre o piso salarial da Fisioterapia e Terapia Ocupacional e do PL 4261/04 que trata da inserção do fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional no PSF, em todo Brasil, assim como já acontece em Belo Horizonte com uma lei de minha autoria”, finaliza.

 

Gabinete: Av. dos Andradas, 3100 - Sala A-301 - Santa Efigênia-BH Telefone: (31) 3555-1178. E-mail: ronaldogontijovereador@gmail.com